Tempos de violência e desrespeito, racismo e agressão, intolerância e privação de direitos.... Cada vez percebo que o candomblé faria melhor a nosso país que as demais culturas.
No Candomblé as mulheres são consideradas seres perfeitos e o homem um ser inacabado. Uma mulher é forma viva mais próxima da divindade, agredir uma mulher é como agredir Deus.
Deveríamos entregar a elas o comando de nossas vidas, principalmente de nossa vida social. Não discutiríamos nada das tribunas para os demais, nos colocaríamos em roda e senso de igualdade seria, sempre uma constante. A roda nos faz ter a exata noção de que somos parte.
Racismo e preconceitos?? Não os teríamos. O candomblé tem a capacidade de pegar um gerente de banco, um policial militar, uma professora, um faxineiro e uma magistrada e colocar todos em um mesmo barco..........Dando uma esteira a cada um e fazendo estas pessoas conviverem para sempre, sem se quer uma dizer a outra o que faz da vida, pois para o candomblé isso pouco importa, o que importa mesmo é o tanto que iremos conviver em prol da nossa comunidade e o quanto cada um com seus gestos e exemplos somarão para nossa comunidade.
Agredir? Não podemos, pois o gesto que o Nkisi, Orixa ou Vodum fazem de mais corriqueiro é abraçar.......... A toda manifestação o mais comum que se vê da presença divina é o abraço,,,,Entre pai e filhos, entre afetos, desafetos, conhecidos ou não, pessoas graduadas ou primeiros visitantes, sempre vão receber ou presenciar vários abraços, pois este é o maior exemplo que nossa religião dá.
Os mais velhos??? Jamais precisariam se preocupar com uma possível reforma da previdência, pois cuidar dos mais velhos e o que fazemos todos os dias, desde de o dia que chegamos em uma comunidade religiosa. Respeito a ancestralidade é uma máxima no nossa meio.
Acho que devemos parar de lutar por esta utopia de "Brasil Estado Laico" e começarmos a defender o país do candomblé.
Que a filosofia ancestral do respeito prevaleça sobre nossas vidas e que tenhamos todos uma ótima semana.
Que os olhos da maldade não nos enxergue! Que os ouvidos da discórdia não nos ouça e que a língua maldita não pronuncie nosso nome!
Kitembu ua Banganga nos permita o melhor ar em nosso corpos e tempo para as melhores realizações!!!!
Tata Kamus'ende.
Nenhum comentário:
Postar um comentário